Jornal

Grandes companhias podem ser aliadas na destinação de recursos via CRAs ao pequeno produtor

Uma das principais vantagens de uma operação de financiamento do agronegócio via CRAs é a possibilidade de direcionar recursos para pequenos produtores rurais que não tenham acesso ao mercado de crédito tradicional. Porém, um contraponto constantemente feito a esse tipo de operação é o seu maior nível de complexidade.

Para continuar lendo, faça o seu login ou cadastre-se.

Três anos depois do caso Mérito, CVM divulga entendimento sobre investimento de FIIs em SCPs

Pouco mais de três anos atrás, em 18 de julho de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendia as operações que envolviam cotas do FII Mérito Desenvolvimento Imobiliário I (MFII11) em todos os ambientes de negociação. Entre as irregularidades que a autarquia havia encontrado estava o investimento, pelo FII, em Sociedades em Conta de Participação (SCP). Semana passada, provocada por consultas de participantes do mercado, a CVM divulgou ao público entendimento da área técnica da autarquia a respeito desse tema.

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Mercado de CRAs registra mais um ano de recordes

O ano ainda não terminou, mas o mercado superaquecido de CRAs já chegou a níveis históricos alcançando novos recordes tanto em montante quanto em número de operações. Boa parte desta expansão, que demonstra o quanto o segmento vem ganhando relevância no mercado de capitais, dá-se pela forte atuação das securitizadoras, figuras centrais de uma operação de CRA. Só neste ano, dez securitizadoras diferentes realizaram emissões, com destaque para as participantes Virgo Securitizadora e para a Eco Securitizadora.

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Com mais de 250 novos fundos no ano, mercado de FIDCs segue batendo recordes

A indústria de FIDCs segue em forte expansão por mais um ano. Os dados de outubro referentes ao patrimônio líquido (PL) consolidado e ao número de fundos em operação seguem em alto patamar. Em termos de número de operações em atividade, observa-se mais um mês de recorde para o setor. Tais recordes têm explicação, principalmente o de alto número de novos fundos entrando em operação no ano. Desde janeiro, já foram mais de 250 novos fundos trazendo mais de R$ 20,00 bilhões em PL.

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Nova operação de CRA marca entrada do BRDE no mercado de securitização

Terminou, na última semana, a oferta pública com esforços restritos de distribuição da 119ª emissão de CRAs da Ecoagro. A operação é a primeira a contar com a atuação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como garantidor de financiamentos rurais articulados através de títulos de securitização. Trata-se de mais uma iniciativa que visa a estimular o financiamento privado ao setor agropecuário.

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Securitização imobiliária na agenda do Banco Central

Buscando promover a eficiência, a competitividade e a transparência do Sistema Financeiro Nacional, o Banco Central que, recentemente, teve sua autonomia confirmada pelo STF, tem impulsionado uma série de medidas regulatórias no mercado de capitais. 

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Moody’s concede classificação ‘AAA’ a CRAs que contam com seguro da Euler Hermes

Muitos são os tipos de garantias e de reforços de crédito em operações de securitização que podem fazer parte da estrutura da operação para que se proporcione bons níveis de robustez e confiabilidade para o investidor. No mercado de CRAs, algo muito comum é a presença de seguradoras, que disponibilizam uma apólice de seguros para casos problemáticos que a operação possa enfrentar.

Para continuar lendo, faça o seu login ou cadastre-se.

Interoperabilidade das registradoras de recebíveis é tema de debate de mais uma edição do Conexão Uqbar

A Uqbar realizou na quinta-feira, 11 de novembro, a terceira edição do Conexão Uqbar, um encontro periódico exclusivo de seus assinantes, desta vez sobre o tema interoperabilidade entre as registradoras de recebíveis de cartão de crédito.

Para continuar lendo, faça o seu login ou cadastre-se.

Fitch eleva classificação de risco de CRA que supera R$ 600 milhões

A Fitch divulgou, recentemente, um comunicado sobre a decisão de elevar a classificação de risco da série única da 3ª emissão de CRAs da securitizadora True. Com a elevação, a nota em questão migrou de ‘A-’ para ‘A’.

Para continuar lendo, faça o seu login ou assine TLON.

Confira as maiores variações negativas de PL de FIDCs em 2021

A Uqbar publicou, recentemente, um artigo trazendo uma abordagem individual dos fundos que compõem o mercado de FIDCs. Na ocasião, foram apresentadas as maiores variações positivas de patrimônio líquido (PL), percentualmente e em termos absolutos. Agora, chegou o momento de observar o oposto: as maiores variações negativas de PL do mercado.

Para continuar lendo, faça o seu login ou cadastre-se.

Rankings
fii
fidc
cri
cra
Mais Recentes
fii
cri