A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC) firmaram uma parceira para a implementação do programa “Educação Financeira nas Escolas”. O acordo foi firmado em Brasília, em cerimônia realizada na terça-feira, dia 17 de agosto, que contou com convidados exclusivos, entre eles a Uqbar.

Estiveram presentes também Milton Ribeiro, Ministro de Estado e da Educação; Mauro Rebelo, Secretário de Educação Básica; Renato Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação; João Roma, ministro de Estado da Cidadania; Marcelo Barbosa, presidente da CVM; Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; e Tiago Reis, especialista financeiro convidado.

Sobre o programa

O programa tem como objetivo o oferecimento de cursos totalmente on-line e gratuitos aos professores do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio e, como expectativa, a capacitação, em três anos, de 500 mil professores que impactarão mais de 25 milhões de estudantes.

Educação financeira é uma matéria interdisciplinar que poderá integrar toda e qualquer disciplina da grade curricular. Assim, professores de português, história, geografia e outras disciplinas poderão, uma vez realizado o curso, oferecer o conhecimento de modo interligado à matéria que leciona.

A parceria está alinhada com o programa de trabalho do Centro OCDE/CVM de Educação e Alfabetização Financeira para a América Latina e o Caribe, bem como com as diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que, em 29 de outubro de 2020, aprovou uma recomendação sobre Educação Financeira.

A recomendação do Conselho de Alfabetização Financeira (OECD/LEGAL/0461) tem como objetivo auxiliar governos, autoridades públicas e partes interessadas na elaboração e implementação de políticas de alfabetização financeira, tema prioritário nas políticas de longo prazo de diversas economias mundiais e reconhecido como instrumento fundamental para inclusão financeira. Em maio de 2020, mais de 70 países estavam implementando estratégias nacionais de alfabetização financeira.

O programa deve abranger todas as idades, desde a menor possível, apoiando a tomada futura de decisão sobre poupança, investimento, aposentadoria, pensões, crédito e seguro, evitando o superendividamento.

Por que agora?

Nas últimas décadas, a evolução tecnológica tornou o ambiente financeiro mais complexo com a disponibilização de serviços digitais, sobretudo em decorrência da pandemia de coronavírus  (COVID-19). E assim, o acesso do público a instrumentos financeiros, por exemplo, cresceu bastante.

Pesquisas recentes realizadas pela OCDE mostram que diversas pessoas não apresentam sequer um conhecimento financeiro básico e não dispõem de capacidade técnica e emocional para a tomada inteligente de decisões quando o assunto é dinheiro.

Por isso, a recomendação visa a implementação de política social educacional, voltada à área de finanças, que confira consciência, conhecimento e as habilidades necessárias para a tomada sólida de decisões, promovendo o bem-estar individual no longo prazo.

Opinião da Uqbar

Para a Uqbar, o programa Educação Financeira nas Escolas acertou na metodologia adotada, já que, com base nas evidências colhidas quanto à deficiência geral de conhecimento, visa formar, primeiramente, um corpo docente para, então, implementar a matéria na grade curricular dos jovens. 

Também é acertada a decisão de implementar a recomendação com auxílio da CVM, autarquia nacional com competência para estimular o desenvolvimento eficaz do mercado de capitais, conferindo aos investidores a adequada proteção e o acesso à informação por meio da regulação, fiscalização e punição dos prestadores de serviços sujeitos à sua jurisdição.

Entretanto, peca pela ausência, ou inexpressividade, de instituições privadas apoiando o programa. Há diversas instituições privadas que podem auxiliar na implementação da recomendação da OCDE, enriquecendo e tornando a educação financeira mais eficiente.

Acreditamos na eficácia e importância do programa que, ora lançado, dá um primeiro e largo passo em direção ao desenvolvimento social.

Em sinergia com o objetivo da recomendação, a Uqbar promove, anualmente, um encontro com as principais instituições do mercado de capitais, estimulando debates saudáveis, por meio de painéis e sessões com temas diversos, capazes de construir uma sociedade mais consciente e financeiramente inteligente. Um dos segmentos do evento é a Trilha Educacional, com cursos introdutórios gratuitos sobre fundos de investimento e títulos de crédito estruturados. Outro segmento, a Trilha Acadêmica, visa aproximar a universidade do mercado de capitais, oferecendo um espaço para que estudantes e professores possam apresentar o resultado de seus estudos acadêmicos.

O evento que, neste ano será realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, é totalmente on-line, gratuito e imperdível.

Garanta sua inscrição aqui: https://www.uqbar.com.br/uqbar_day/

Rankings
Mais Recentes
fii
cri