O mercado de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) é hoje um dos assuntos mais discutidos dentro da área da securitização. O funcionamento saudável e eficiente das operações que compõem este mercado passa pela atuação especializada de diversos tipos de prestadores de serviço. Um prestador de serviço que em muitos casos exerce papel importante na dinâmica dos investimentos em CRI é o servicer. Este prestador de serviço pode exercer inúmeras atividades dentro da estrutura de securitização, dentre as quais pode-se citar a administração, o controle e cobrança dos créditos imobiliários.

Tendo isso em mente, vale destacar que a função do servicer e de todos os demais prestadores de serviço participantes do mercado de CRI fazem parte do escopo de discussões a serem realizadas no Workshop Uqbar CRI, a ser realizado no próximo dia 14 de fevereiro na cidade de São Paulo, no escritório Madrona Advogados.

Ao se analisar o mercado de CRI emitidos em 2018, observa-se que uma mesma empresa liderou os Rankings Uqbar de Servicers tanto em relação ao montante emitido nas operações do ano passado quanto em relação a quantidade destas. Mais precisamente, essa empresa foi a Conveste, que atuou em operações que perfizeram o montante emitido de R$ 560,6 milhões, cifra alcançada através de treze operações. Esses valores proporcionaram à Conveste fatias de mercado de, respectivamente, 39,5% e 33,3%.

No ranking de servicers de operações de CRI pelo critério do montante emitido em 2018, a segunda colocação ficou com a Maximus, com R$ 299,0 milhões. Complementando o pódio, aparece na terceira colocação a Gaiaserv, com 150,8 milhões. Essas cifras equivalem a fatias de mercado de, respectivamente, 21,1% e 10,6%. A tabela 1 abaixo explicita o ranking de servicers por montante emitido, mostrando também as marcas alcançadas pelas empresas em 2017.

Tabela 1 – Ranking de Servicers de CRI por Montante Emitido em 2018

Já em relação ao ranking de servicers de operações de CRI pelo critério do número de operações, quem mais se aproximou da líder Conveste foi também a Maximus. Ao todo, foram dez operações iniciadas em 2018 que contaram com a atuação da empresa, o que representa fatia de mercado de 25,6%. Com metade das operações da vice-líder, figura na terceira colocação do ranking a Habix, com 12,8% de fatia de mercado. A tabela 2 abaixo demonstra o ranking de servicers de CRI por número de operações, juntamente com o desempenho das empresas no ano de 2017. Neste ranking, o critério de desempate é o montante emitido.

Tabela 2 – Ranking de Servicers de CRI por Número de Operações em 2018

 

Rankings
Mais Lidos