No primeiro mês de 2014, a rentabilidade efetiva média entre os 77 Fundos de Investimento Imobiliários (FII) cujas cotas foram negociadas no mercado secundário da BM&FBovespa ficou em de 3,6% negativos. Tal desempenho prolonga aquele visto ao longo de quase todo o ano passado¹. A rentabilidade efetiva, ou rentabilidade total, é composta pelos componentes de rendimentos e de variação de preço de cota. Com a continuação do movimento de queda de preço destas últimas, o peso da variação negativa das mesmas se sobrepôs, em excesso, ao efeito positivo dos rendimentos. Somente dezoito FII apresentaram rentabilidade efetiva positiva em janeiro.

Mais uma vez, para efeito da construção dos rankings de rentabilidade e suas respectivas médias, a Uqbar considerou apenas os fundos que atenderam, conjuntamente, dois critérios mínimos de liquidez, quais sejam, médias mínimas mensais de R$ 100 mil em montante negociado e de dez em número de negócios para o período em análise.

Associando o desempenho em janeiro com aquele referente aos últimos doze meses (até janeiro), verifica-se que entre os fundos com as dez maiores rentabilidades efetivas positivas no último mês, quatro deles apresentaram rentabilidade efetiva negativa inferior a -10,0% para o período dos últimos doze meses. É o caso dos FII JSRE11, MSHP11, HGLG11 e FFCI11. Nesta ordem, no último ano corrido esses fundos apresentaram rentabilidade efetiva negativa de 16,0%, 18,2%, 10,4% e 13,6%. Cabe ressaltar que, em relatório mensal de janeiro desse ano, o gestor do JS Real Estate Multigestão, o qual normalmente investe relevantemente em cotas de outros FII, informou que os recursos do fundo estão sendo alocados para instrumentos de renda fixa devido à volatilidade atual do mercado de FII.

A Tabela I apresenta os fundos com maior rentabilidade efetiva positiva em janeiro de 2014.

Tabela I – Dez únicos FII com rentabilidade efetiva positiva no último mês

 
De fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, a rentabilidade efetiva média dos 67 fundos imobiliários analisados, os quais são aqueles que atenderam os critérios mínimos de liquidez da Uqbar, se limitou a negativos 13,0%. No mesmo período, o índice setorial dessa modalidade de fundos, o IFIX, registrou queda de 20,6%, ao passo que os títulos atrelados à taxa de Depósito Interfinanceiro (DI) renderam 8,3%.
 
Nesse universo de fundos, oito FII apresentam rentabilidade negativa inferior a – 30,0%. Desses oito, quatro contam ou já contaram com o mecanismo da Renda Mínima Garantida (RMG), através do qual uma terceira parte garante ao fundo uma rentabilidade mínima durante um determinado período de tempo. Tratam-se dos FII Cyrela Thera Corporate (THRA11B), Vila Olímpia Corporate (VLOL11), Floripa Shopping (FLRP11B) e BB Votorantim JHSF Cidade Jardim Continental Tower (BBVJ11). A Tabela II apresenta os oito fundos que produziram rentabilidade efetiva negativa inferior a - 30,0% nos últimos doze meses.

Tabela II – Oito FII com rentabilidade efetiva inferior a -30,0% nos últimos doze meses

_
¹ Para maiores informações, ver artigo “Rentabilidades de oito FII superam a DI bruta em 2013” publicado no Portal TLON.
 
 
 
 
 
Rankings
Mais Recentes
fii
cri