Existe uma crescente percepção, por parte de seus participantes, de que o mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) atravessa um momento relativamente mais ofertado, depois de um longo período caracterizado por uma demanda forte. Certamente fatores conjunturais contribuem para explicar tal percepção. Mudanças de expectativa em relação à trajetória da taxa de juros na economia e o aumento recente da taxa Selic colaboram neste sentido.

A Uqbar compilou um conjunto de dados que podem ser utilizados para uma avaliação do comportamento ao longo do tempo da demanda de investidores nas ofertas públicas de cotas de FII. Para efeito comparativo, estes dados foram avaliados em dois períodos de tempo: o último trimestre de 2012 e todo o ano de 2013. O resultado desta avaliação comparativa corrobora a percepção do mercado de que no primeiro período a demanda de mercado se mostrou bastante vigorosa enquanto no segundo período o mercado parece melhor ofertado.

Entre os parâmetros utilizados para esta avaliação, dois deles oferecem maior correlação com o desempenho destas ofertas: a Taxa de Sucesso e a Valorização Pós-Emissão. O primeiro deles é a razão entre o montante integralizado após encerramento da oferta e o montante da oferta registrada inicialmente na CVM. O segundo indicador é variação percentual entre o preço de mercado da cota cinco pregões após o encerramento de sua oferta e o preço de emissão da oferta. Ambos indicadores são calculados de forma consolidada, entre todas as ofertas do período, através da média ponderada por montante integralizado de cada oferta.

Figura 1 : Taxa de Sucesso e o número de ofertas encerradas para cada um dos períodos:






Figura 2
: Valorização Pós-Emissão e o número de ofertas encerradas para cada um dos períodos:




A Taxa de Sucesso e a Valorização Pós-Emissão menores, que são referentes ao período de 2013, representam diretamente uma indicação de um mercado no qual o nível de demanda se apresenta, comparativamente ao último trimestre de 2012, mais fraco vis-à-vis o nível de oferta.
Rankings
Mais Recentes
fii
cri